TROKZ

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish

Permuta corporativa: o que é e quais são os benefícios para a sua empresa

Permuta corporativa: o que é e quais são os benefícios para a sua empresa

permuta corporativa

Se você é um empresário ou empreendedor, com certeza já deve ter ouvido falar sobre permuta corporativa, certo?

Basicamente, trata-se de uma estratégia de negócios que pode ajudar sua empresa a crescer e, principalmente, a se destacar no mercado.

Convenhamos, diante de um cenário tão competitivo para todos os segmentos e perfis de clientes extremamente exigentes, é uma ótima aposta para considerar.

Mas o que exatamente é permuta corporativa e como ela funciona? Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e explicar como pode se tornar uma opção interessante para sua empresa. Boa leitura!

O que é permuta corporativa?

A permuta corporativa, como o próprio nome sugere, nada mais é do que uma troca de produtos ou serviços entre empresas, sem envolver dinheiro.

Ela é uma forma de transação comercial que tem sido cada vez mais utilizada no mundo empresarial. Sabe por quê? Permite que as empresas economizem dinheiro e recursos, além de fortalecerem sua rede de contatos e parcerias.

A permuta pode ser realizada entre empresas de diferentes segmentos, desde que possuam produtos ou serviços que possam se complementar.

Por exemplo, uma empresa de eventos pode fazer uma permuta com uma empresa de fotografia, oferecendo serviços de organização de eventos em troca de fotografias para seus catálogos de produtos.

Dica extra! Tendo uma conta aberta na TROKZ e utilizando nossa plataforma, sua empresa ganhará uma redução de custo que será do tamanho da sua margem de lucro. Simples e perfeito assim.

Como funciona o processo de permuta corporativa?

A permuta corporativa funciona como uma negociação entre empresas, na qual elas estabelecem as condições da troca de produtos ou serviços.

Antes de fechar uma permuta, é importante que avaliem com cuidado se a troca é vantajosa para ambas as partes.

Jamais se esqueça de considerar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o valor de mercado dos mesmos e a necessidade de cada empresa.

Negócio fechado, bateram o martelo, é preciso estabelecer um contrato que especifique as condições da troca.

Nele deve constar a quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, o prazo de entrega, a forma de pagamento (que não envolve dinheiro) e outras cláusulas que garantam a segurança da transação.

Ninguém quer sair no prejuízo, certo. Então, todo cuidado é pouco quando estamos falando sobre negócios.

4 vantagens da permuta corporativa

A permuta corporativa pode trazer diversas vantagens para as empresas que a utilizam. A seguir, listamos algumas delas. Confira!

Economia de recursos financeiros

Ao realizar uma permuta, as empresas não precisam gastar dinheiro para adquirir produtos ou serviços, o que é ótimo, afinal, pode representar uma economia significativa de recursos financeiros.

Ampliação da rede de contatos e parcerias

Outro benefício interessante é a ampliação da rede de contatos. Empresas têm maior facilidade para conhecer outras empresas do mesmo segmento ou de segmentos diferentes.

Além disso, as chances de fechar parcerias de sucesso são maiores. Um aprendizado valioso, não veja os concorrentes como inimigos número um, eles podem ser seus aliados.

Fortalecimento da marca

Ao realizar uma permuta com uma empresa reconhecida no mercado, sua marca também pode ser beneficiada. A troca pode garantir uma associação positiva para ambas as empresas.

Lembre-se do mercado competitivo, você precisa ter um diferencial poderoso para sobreviver.

Diversificação dos produtos ou serviços

Se o seu cliente não encontrar o que deseja no seu estabelecimento, não irá hesitar em procurar na concorrência. Contra fatos não há argumentos.

Portanto, ao realizar uma permuta, as empresas podem ter acesso a produtos ou serviços que antes não faziam parte de seu portfólio, o que pode ajudá-las a diversificar seus negócios.

Como fazer uma permuta corporativa?

Para fazer uma permuta corporativa, as empresas precisam seguir alguns passos importantes para não correrem riscos. Veja quais são nossas recomendações!

Identificar a necessidade

Antes de buscar uma empresa para fazer uma permuta, identifique quais são suas reais necessidades e, principalmente, quais produtos ou serviços ela pode oferecer em troca. Não vale a pena realizar trocas quando não tiver serventia.

Avaliar a qualidade dos produtos ou serviços

Segundo passo, não feche negócio sem antes avaliar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por ela, reconheça a reputação e avaliação dos clientes.

Estabelecer um contrato

Ao fechar uma permuta, estabeleça um contrato que especifique as condições da troca, para garantir a segurança da transação. Pensando em longo prazo, ameniza possíveis dores de cabeça.

Cumprir as condições do contrato

Por último, para que a permuta seja bem-sucedida, as empresas precisam cumprir as condições estabelecidas no contrato.

O que isso quer dizer, assegurar a quantidade e a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos e o prazo de entrega.

Como pode ser visto, a permuta corporativa é uma estratégia bastante interessante para quem deseja economizar recursos financeiros, ampliar sua rede de contatos e parcerias, fortalecer sua marca e diversificar seus negócios.

Ao seguir os passos recomendados ao longo deste artigo, as empresas terão mais chances de garantir que a troca seja vantajosa e, claro, contribua para o crescimento de seus negócios.

Agora nos conte, o que achou deste conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e compartilhe com quem mais possa se interessar. Até a próxima!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

EnglishPortugueseSpanish
EnglishPortugueseSpanish